Banner principal

Nesta segunda – feira ( 20 ) uma grande festa em comemoração ao dia nacional da consciência negra na cidade de Esperantina  foi comemorado na comunidade quilombola Olho D’água dos negros.

Logo pela manhã houve uma missa celebrada pelo padre Jeremias em comemoração ao dia nacional da consciência negra e também pelo encerramento dos festejos de São benedito padroeiro da comunidade.

O município de Esperantina conta com três comunidades quilombolas, Olho D`Água dos Negros, Curralinhos e Vereda dos Anacletos. No dia 20 de novembro todos os anos são realizadas atividades alusivas em comemoração ao Dia da Consciência Negra na comunidade Olho D`Água dos Negros. Nessa data é um dia de festa naquela comunidade e reúne centenas de pessoas das demais comunidades quilombolas da região.

A data é feriado municipal em Esperantina de acordo com a lei criada pelo Executivo de número 1.121 de 20 de novembro de 2010, no governo do ex-prefeito chico Antonio.

Várias autoridades estiveram presentes nas comemorações ao dia nacional da consciência negra, na comunidade Olho D’água dos negros. Presentes o deputado estadual Francisco Limma, a prefeita de São joão do Arraial Vilma lima, o presidente da câmara municipal de vereadores Manoel Filho, os vereadores Zé Germano, Domingos Luiz e Marcílio Farias, representando a prefeita de Esperantina a secretária de saúde Elizângela Amorim, a secretária de desenvolvimento agrário Inês Monção, o secretário de cultura Epaminondas Albuquerque, a chefe de gabinete Cristiane Gomes e representando o secretário estadual de cultura professor Edimilson Araújo.

A história da Comunidade Olho D´Água é datada de 1847 quando chegaram àquele lugar o casal Mariano de Carvalho Castelo Branco e sua esposa Rosa Maria Pires e construíram um casarão que atualmente é fonte de pesquisa para estudantes e professores. De acordo com o senhor Luís dos Santos morador mais idoso daquela comunidade e que é neto de escravo, em 1847, alguns escravos vieram morar com a família do senhor Mariano e a partir dai foram surgindo novos descendentes culminando com uma população estimada hoje em mais de 300 pessoas morando no lugar.

A data 20 de novembro é festejada pela comunidade e em outras cidades do País, pois foi neste dia no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os Quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *