Banner principal

A secretária de assistência social Regina Silva, o coordenador do Bolsa Família Francisco Neto e a coordenadora do CREAS Fátima Alves representam a cidade de Esperantina na XII Conferência Estadual de Assistência Social, que teve início segunda-feira (16), no Atlantic City, em Teresina e se encera nesta quarta – feira ( 18 ). O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) e tem como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

A conferência conta com a participação de gestores municipais e estaduais da Assistência Social; conselheiros e técnicos estaduais e municipais da Assistência Social e demais políticas setoriais (Saúde, Educação, Habitação) e de defesa de direitos (crianças e adolescentes; idosos); representantes das universidades, do Poder Legislativo Estadual e Municipal, do Judiciário e Ministério Público; e entidades que compõem a rede privada do Suas.

Na oportunidade, serão produzidas ainda as deliberações acerca da garantia dos direitos para o fortalecimento do Suas no estado do Piauí. As referidas deliberações serão encaminhadas para a Conferência Nacional que será realizada em Brasília, no período de 5 a 8 de dezembro. Dias destacou que este documento será apresentado como as metas da Assistência Social no Piauí e que norteará as ações do Governo do Estado.

 

Conferência

A Conferência Estadual de Assistência Social tem como objetivo analisar o papel da Assistência Social na seguridade social e na proteção social não-contributiva; avaliar a afirmação dos direitos socioassistenciais como instrumento de enfrentamento das desigualdades; discutir a efetivação do direito à participação social na prática cotidiana; e dialogar acerca do II Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026), debatendo as prioridades elencadas, a fim de analisar se as ofertas de proteção social por meio do Suas têm contribuído para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *