Banner principal

Atendendo requerimento de autoria da deputada Liziê Coelho(PTB) – e aprovado por unanimidade da Casa – a Assembleia Legislativa entregou na manhã desta segunda-feira(23), em sessão solene especial, o titulo de cidadania piauiense ao empresário cearense Mário de Araújo Alencar Araripe, que é o maiort produtor de energia eólica do Brasil.
A sessão foi presidida pelo deputado Themístocles Filho(PMDB), que chamou para compor a mesa os secretários José Nery, do desenvolvimento econômico; e Luis Coelho, da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, empresários, famíliares e o comandante do 25o. BC.
Ao saudar o mais novo cidadão piauiense a deputada Liziê Coelho fez um breve relato de sua história de luta, marcada pela evolução nos estudos. “Filho de uma família de classe média da cidade de Crato, no Ceará, Mário Araripe foi estimulado pelo pai – engenheiro do DNOCS – a investir nos Estudos. Assim que se formou engenheiro no ITA (até hoje e instituição mais respeitada do ramo) Mário foi levado pelo pai a estudar em Havard, nos Estados Unidos”, contou a deputada.
Segundo ainda a deputada, Mário Araripe trabalhou na indústria têxtil e montou uma construtora que se tornou referência na região Nordeste. Em seguida instalou a maior fábrica de veículos utilitários do Brasil, a Troller, para depois vendê-la para a Ford, dos Estados Unidos. Por último o empresário instalou no Piauí o maior parque eólico da região, a “Casa dos Ventos – energia para um novo mundo”, que investiu R$ 7,4 bilhões para a geração de energia através da instalação de 578 aerogeradores.
Em seguida falou o secretário de Mineração e Petróleo, Luis Coelho, que falou dos esforços do governo para a atração de empresas que possam explorar o nosso potencial de produção de energias renováveis; e também citou um alerta recente feito pela ONU sobre o fim das fontes de energias não renováveis, como a hidrelétrica, por exemplo. “As mudanças climáticas revelam que até 2030 vai faltar alimento e água para 35% da população mundial; e recomenda que a água só deva ser utilizada para beber e produzir alimento. Dai cada vez mais a necessidade de mudança das fontes de energias, como a eólica”, disse Coelho.
Por último falou o homenageado, que não poupou elogios à equipe do governador Wellington Dias – especialmente seu amigo Luis Coelho – que tem lhe dado todo o apoio na implantação das suas empresas que estão gerando energia, que geram 5 mil empregos diretamente e mais de 15 mil indiretos.O mais novo cidadão piauiense, Mário Araripe, que atua também nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Bahia disse que sempre teve excelentes relações com o Piauí e com os piauienses: “Eu vinha passar as minhas férias aqui e banhava muito no açude Cajazeiras, em Pio IX”, disse Arararipe.
Repórter: Edmundo Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *