Banner principal

unnamedO II Festival do Peixe de Esperantina vai movimentar a população de todo o território dos Cocais de 28 a 31 deste mês. Com uma vasta programação de oficinas, palestras, feiras, canoagem, competições de natação e motocross, além de grandes shows culturais, o evento visa apresentar o potencial da atividade piscicultora desta região e seu impacto positivo na economia.
Na oportunidade, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vai entregar para os piscicultores de Batalha e Esperantina uma máquina despolpadeira de peixe, que separa a carne da espinha. Também será entregue aos piscicultores com projetos de tanque-rede, em sistema de comodato, um barco de alumínio com motor de polpa, fábrica de gelo portátil, uma balança e um freezer.
O secretário da SDR, Francisco Limma, destaca a importância do evento e faz um convite à população. “O Estado acredita no potencial piscicultor do território dos Cocais. A força desta atividade será apresentada no II Festival do Peixe de Esperantina, possibilitando ainda a integração entre os produtores e os vários elos da cadeia produtiva da piscicultura. Quem visitar o evento vai entender porque Esperantina é a terra do peixe”, enfatizouo gestor.
Vocação
Banhada pelo rio Longá, Esperantina produz cinco mil toneladas de peixe, por ano, de um total de 16 mil toneladas produzidos em todo o Piauí. O estado é composto por 12 territórios, sendo que a região dos Cocais concentra a produção de 31,25% do peixe de todo o estado. Esse destaque se dá devido a fatores naturais como o clima, a qualidade do solo e a disponibilidade de água e também ao apoio recebido pelo Governo do Estado, prefeitura e instituições parceiras como o Sebrae e os agentes financeiros.
De acordo com relatório elaborado pelo Sebrae, o Piauí posui terras férteis e abundantes propícias para a produção agrícola e criação de animais, além de possuir uma rica bacia hidrográfica que possibilita desenvolver a piscicultura tanto em tanque-rede como em tanque escavado.
Confira a programação:
Programação esportiva
Dia 28/07 (Quinta-feira)
19h – Abertura oficial
Dia 29/07(Sexta-feira)
09h – Final Intercolegial
Dia 30/07 (Sábado)
07h – Canoagem no Rio Longá
08h – Competição de natação
15h – Troféu Balança de Ouro
Dia 31/07 (Domingo)
10h – Final Circuito de Vôlei
15h – Motocross Equipe Corta Chão – Arena Borges
21h – Entrega de premiações

Programação cultural
Dia 28/07 (Quinta-feira)
19h – Abertura oficial
– Show evangélico
*Banda Som e Louvor
* Francisco Morais
* Lidiane Machado
*Oneide Santos
*Luan Lopes
*Jésua Tayller
*Sônia Rodrigues
00h – Márcia Felipe
*Balanço de Primeira
Dia 29/ 07 (Sexta-feira )
19h – Desfile para escolha da Rainha, Miss e Master
*Gisele e Banda
22h – Desejo de Menina
*Pileke Show
00h – Forró do Ferroado
Dia 30/07 (Sábado)
17h – Forró da Melhor Idade – Cabral
19h 30 – Show de Humor
21h – El Vino
22h – Forró dos Plays
*Bonde do Guela
00h – Lene Silva e Groove da Negona
Dia 31/07 (Domingo)
10h – Paulinho Sena
17h – Show Infantil
22h – Toca do Vale
*Oito Meia
00h 30 – Mara Pavanelly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *