Banner principal

DSCF7407Alguns prefeitos do território dos cocais estiveram na manhã desta terça – feira (01/12) reunidos com o diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos, Herbert Buenos Aires, na câmara municipal da cidade de Batalha.
O objetivo da reunião com os prefeito do citcocais era pra discutir a universalização dos serviços de água e esgoto no Piauí e a transferência das operações da Agespisa para o Instituto.
A reunião faz parte de uma série de encontros que está sendo realizada para discutir o tema. “Essas reuniões têm o objetivo de explicar aos gestores todo o processo que o Governo do Estado está desenvolvendo para enfrentar os déficits de saneamento aqui no Piauí e também começar a negociar com as prefeituras que têm contrato com a Agespisa a migração da operação para o Instituto. Da mesma forma, apresentar também uma proposta de trabalho para os prefeitos que o município não é atendido pela Agespisa”, explicou Herbert Buenos Aires.
A prefeita de Esperantina Vilma Amorim atual presidente do consórcio de municípios do território dos cocais, abriu a reunião dando as boas vindas aos presentes e falou da importância da discussão de um tema muito pertinente neste momento que a distribuição de água e o saneamento básico nos municípios.
Estiveram presentes na reunião a prefeita Vilma Amorim, prefeita Regina Ramos, prefeito Manim Geronço, o vice-prefeito de Batalha Elvis Machado, o presidente da camara Claysson Amaral e dois representantes da prefeitura de São João do Arraial.

O Estado do Piauí, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico, deve ter a universalização dos serviços de água e esgoto realizada até o ano de 2033. Para tanto, o investimento necessário é de R$ 3,9 bilhões, dos quais R$ 2,2 bilhões são para o interior do estado. O Piauí possui hoje 67% de cobertura de água, mas somente 7% da população urbana e rural tem atendimento de esgoto, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *